O CONTATO COM O MUNDO
DAS CORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL É UM MOMENTO MÁGICO PARA QUALQUER
CRIANÇA. QUANDO ELA PASSA A PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AS CORES, AS MISTURAS E AS
FORMAS QUE AS CORES PODEM TORMAR, FAZEM COM QUE A CRIANÇA DESENVOLVA VÁRIAS
HABILIDADES MOTORAS E COGNITIVAS.
A EDUCAÇÃO INFANTIL SE DIRIGE ÀS CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 6 ANOS DE IDADE, SENDO
DIVIDA EM DUAS
MODALIDADES QUE SÃO; A CRECHE E A PRÉ-ESCOLA. ATUALMENTE,
RECONHECE-SE A IMPORTÂNCIA DESSA FASE ESCOLAR NA VIDA DA CRIANÇA, POIS É AQUI
QUE SE INICIA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, HABILIDADES MOTORAS, COGNITIVAS E A
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA SALA DE AULA QUE SERÁ NECESSÁRIA PARA O ALUNO QUANDO
ADENTRAR O ENSINO OBRIGATÓRIO, OU, FUNDAMENTAL NO FUTURO.
ATRAVÉS DE ATIVIDADES TEMÁTICAS, PRÁTICAS OU TEÓRICA, AS CRIANÇAS
NA SALA DE AULA APRENDEM A CADA DIA COM OBJETOS QUE FAZEM PARTE DE
SEUS PRÓPRIOS SENTIDOS. OS SONS, AS FORMAS, AS CORES E AS TEXTURAS SÃO UMA
MANEIRA INTELIGENTE DE INICIAR OS ALUNOS À VIDA EXTERIOR NA ESCOLA. O
PENSAMENTO CRIATIVO, A REFLEXÃO, A INTUIÇÃO E A VONTADE MUITAS VEZES SÃO
INTENSIFICADAS UNIDAS ÀS ATIVIDADES QUE A COMPLEMENTEM E A AGUCEM.
POR
QUE MOTIVO É IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS ATIVIDADES COM CORES? AS ATIVIDADES
RELACIONADAS A ESTE UNIVERSO, FAZEM A CRIANÇA EXPERIMENTAR A ARTE, O
DESCOBRIMENTO DO SENTIDO DAS CORES, AO MESMO TEMPO EM QUE, ELAS INTERRELACIONAM O SEU AMBIENTE VIVO COM OS OBJETOS DOS SENTIDOS. PERGUNTAR A ELAS, QUAIS CORES
ELAS MAIS GOSTAM E OS MOTIVOS QUE AS LEVARAM A ESSA PREFERÊNCIA É UM FATOR
FUNDAMENTAL PARA TORNAR A AULA MAIS PRÁTICA AINDA. AS CORES, QUE NO ENSINO
OBRIGATÓRIO SERÃO MAIS TRABALHADAS, MAS NO MOMENTO DEVE-SE APENAS INDUZIR O
INTERESSE DA CRIANÇA NESTA AULA. ALGUMAS ATIVIDADES SÃO TRABALHADAS COM O OBJETIVO: A INICIAÇÃO NO MUNDO COLORIDO DA ARTE E DA
EDUCAÇÃO PARA OS PEQUENOS!
REGISTRAMOS ALGUNS DESSE MOMENTOS COM OS ALUNOS DO MINI-MATERNAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário