sexta-feira, 15 de julho de 2011

TARDE DE RECICLAGEM

Criar objetos com material reciclado é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados (virar outra coisa). A segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais.

Você já parou para pensar o quanto de lixo produzimos diariamente? Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só no Brasil são 228.413 toneladas por dia!

Mas o mais interessante é que muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazer... Adivinha o que?!?! BRINQUEDOS!!!!

É verdade, fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados é divertido, estimula a criatividade, além de ser ecologicamente correto, pois estamos evitando a poluição do meio ambiente.

Todo mundo sabe que é muuuiiiito legal jogar videogame, jogar jogos no computador ou assistir televisão, não é mesmo? Mas, qualquer um deles já lhe oferece a brincadeira pronta. Você não precisa fazer mais nada além de saber apertar botões ou usar o controle remoto. Isso significa que a criança praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e isso não é muito bom, não é verdade?

Então pense em dividir o tempo de lazer das crianças para fazer também outras coisas divertidas, como por exemplo, criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras e desenvolver sua criatividade. Fazendo isso ela estará aprendendo muitas coisas mesmo que não perceba.

Coisas que ela nem imagina podem virar brinquedos! Caixas de sapato podem virar carrinho... Garrafas de 500 ml de refrigerantes podem virar um belo jogo de boliche, latas de molho de tomate pode virar um telefone... Nossa! Quanta coisa!

Foi pensando nisso que a Tia Fabiana fez uma atividade com materiais reciclados para sentir a criatividade das crianças. Ficamos surpreendidos com os brinquedos que cada uma delas criou. Mais uma vez a iniciativa foi muito bacana e as crianças adoraram. Parabéns Tia Fá.

Equipe Nosso Cantinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário