segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O MISTÉRIO DAS FANTASIAS DE CARNAVAL

A origem das fantasias carnavalescas no Brasil é um mistério. Alguns pesquisadores dizem que o uso remonta ao ano de 1870 e que eram usadas por homens e mulheres para se embelezarem, celebrarem, celebrarem a alegria, esconderem suas verdadeiras identidades e . é claro, chamar a atenção de todos. Também há relatos de que tudo começou no Rio de Janeiro, fruto de dois rapazes: um deles usava roupa de fazendeiro e fingia açoitar o outro, que se passava por escravo, ornamentado inclusive por correntes. Isso teria acontecido pouco antes da abolição da escravatura, em 1888, quando o Carnaval já seria usado para se fazer críticas de cunho político.
em 1930, o uso das fantasias e máscaras começou a declinar, em virtude do encarecimento dos ornamentos para confecção e demais utensílios, como sapatilhas, quepes, etc. Assim, pouco a pouco, as fantasias foram sendo reduzidas em nome da liberdade dos movimentos e do calor característico da época em que a festa é realizada no Brasil. Mas uma coisa é certa: o Carnaval se tornou a maior festa popular brasileira. E são várias opções de espetáculos, como desfiles de escola de samba, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo; blocos de rua no Nordeste; e festas de salão, que acontecem por todo o Brasil.
E falando em festa de salão, no próximo dia 04 de Março estaremos realizando o nosso Baile de Carnaval no Nosso Cantinho à partir das 14:00h com muita música e alegria.
Os alunos do período da manhã devem trazer a fantasia na mala, já os alunos do período da tarde deverão vir fantasiados. Lembramos que o uso da fantasia não é obrigatório.
Aproveitamos para desejar a todos um excelente Carnaval!

Equipe Nosso Cantinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário