sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O AMADURECIMENTO DE UM FILHO E CRESCIMENTO DE UM PAI

Olá Caros Leitores. Saudades! Aos que não me conhecem, muito prazer: Sou Psicóloga Clinica Infantil e Neuropsicóloga. Por que estou aqui? Resultado de uma rápida operação: anos de Consultório + pratica e teoria se entrelaçando + minha paixão por escrever = surgimento da ideia de contar o que todo este emaranhado me conta. A parceria com a Família Nosso Cantinho já tem um longo caminho. Estive afastada deste espaço rico em Aprendizagem, mas... estou de volta. Meu único objetivo é transmitir o que sei e ajudar, acima de tudo. Caso tenham interesse, visitem os Arquivos do Blog, onde muitos temas já foram abordados. A ideia é escrever algo novo e atual, mas, nada nos “impede” de re-escrever – afinal, uma nova roupagem é sempre uma nova visão.
Bem... vocês estiveram na Primeira Reunião da Escola e lhes foi entregue um Pequeno Texto: “Pedido das Crianças aos Pais”. Este, de Fênix Faustine, me toca muito, circula pela Internet e talvez já até tenha sido lido por alguns de vocês. Traz fases (ou boa parte) do desenvolvimento infantil. Certamente vocês já passaram (ou irão passar) por cada uma destas com seu filho. Curiosamente é um texto com repetição exaustiva de uma palavra, até, por vezes, difícil, pouco ou erroneamente pronunciada durante toda educação: “Não”. E a mim, a palavra que mais define o que o titulo deste texto traz nas entrelinhas: “Amadurecimento” e “Crescimento”.
O pai que diz “Não”, na maioria das vezes, está educando e praticando o “sim”, veja: “Não, você não pode comer chocolate porque Sim, poderá ter dor de barriga, pois hoje está muito calor, ou porque, “Sim” você pode perder o apetite, já que vai almoçar daqui a pouco”. No entanto, o que se percebe é que muitos deixam de dizer o “Não seguido do Sim”, por não admitirem que ele pode prevenir o favorável, desejável, correto, em prol do desenvolvimento e saúde dos filhos.
Através do “não” limita-se, pontua-se e direciona-se a atitude de um filho. No entanto, o “Não” desmedido ou pronunciado no “vazio” dá à criança a sensação de punição, cerceamento e bloqueio na relação com seus pais. Dizer “Não” a tudo que a criança pede, ou mesmo, justificar evasivamente (“Não, porque não e pronto, quem manda aqui sou eu...”), alimenta uma relação de tirania e imposição. E a conseqüência do excesso de “nãos” desmedidos, evasivos e vazios é o comportamento de fuga, através de birras, manhas e desobediências. Mas, será que seu filho não reage desta forma à revelia de seu comportamento?
Por outro lado, existem pais que “poupam” o “Não” para pseudo satisfazer uma sensação de autoculpa interna. “Ah, ela pede, eu dou, eu trabalho o dia todo, estou cansado, não quero aborrecimento, quero, Sim, me livrar de um problema”. Percebam: o “Não” e o “Sim” empregados incorretamente em uma situação como esta. Ou ainda: “Ah, eu não falo “Não”, afinal, ele fica o dia todo na Escola, repleto de regras e “Não” serei eu, um colaborador desta repressão”. Mais uma vez, o “Não” e o “sim”, pensados de forma incorreta. O “Não” da Escola, diante da colocação de regras e limites, jamais deve ser visto como repressão, e sim, como uma maneira de seguir civilizadamente dentro de uma sociedade, já imaginaram o que seria de uma Escola sem regras?
Com toda esta relação deve-se pensar em uma “balança” com pesos e medidas em equilíbrio, pois, tudo que pende a um único lado, tende à desarmonia, seja qual for a ordem, e, por consequência, impede o Crescimento e Amadurecimento Salutar de ambos.
A “dica” com esta breve reflexão é para que o texto entregue na Primeira Reunião da Escola seja visto sob a óptica do pai que faz, e, consequentemente, impede o desenvolvimento sócio-emocional de um filho. Eles precisam da segurança, tranqüilidade, firmeza e maturidade de todos que o cercam (pais, avós, educadores) em conjunto e harmonia, com pais “falando a mesma língua”, mantendo o mesmo “patamar na esfera da autoridade” (não desautorize uma mãe, na frente de seu filho, mediante uma ordem dada, e vice-versa), só assim, seu filho fortalecerá a própria maturidade, caminhará tranquilamente (sem precisar alterar comportamentos para chamar atenção), e lhes dará maturidade para, como nos Contos Infantis, rumarem ao Final Feliz, vi-vendo, sim, etapas necessárias e com o uso “devido” do “Não”.
Quantas vezes vocês já se depararam com uma situação inesperada, um tropeço, perda, queda e tempos depois disseram: “Nossa, esta adversidade me fez amadurecer”. Pois bem, exerçam o habito da crença de que uma grande adversidade para você está no mesmo nível de uma queda (saem grandes conseqüências), manha, disputa por brinquedo, mentira e intolerância de seu filho – a ele, estas também são adversidades e tropeços (pertinentes ao momento deles) e que os farão amadurecer, recebendo o “Não” eles, mais tarde, entenderão o quanto cresceram.
Ajude-os e sejam parceiros, mas não “depositem” na Escola e/ou em qualquer profissional a tarefa do “Não” – pois esta é uma relação de vocês e o sentimento verdadeiro e assertivo junto à transmissão de um “Não” ou de um “Sim” vem de cada um – nós, do lado de cá, nada podemos fazer quando a resposta está dentro de cada um de vocês.
Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro de seu próprio mundo; um excelente educador não é um humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.” (Augusto Cury)

Dica de Leitura: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury, Editora Sextante, 171p.

Valesca Souza
Psicóloga e Especialista em Neuropsicologia

2 comentários:

  1. Querida equipe de super profissionais do Nosso Cantinho,
    Ontem estive na 1ª reunião do ano e gostaria mais uma vez de parabenizar a todos pela dedicação e amor no dia a dia com nossos filhos.
    Em especial, à Cybele e pessoal administrativo, parabéns pela reforma da escola e pela criação da classe dos Primeiros Passos.
    As mudanças trouxeram uma energia nova para a escola e isso era visível na fala das professoras e demais colaboradores.
    Sejam bem-vindas, professoras e auxiliares novas!
    Tia Lê e tia Fá, jóias raras, pratas da casa, continuem sendo o modelo e espelho para as novatas, para que nunca se perca o estilo de educar do Nosso Cantinho, sempre com muito profissionalismo, amor e alegria no coração.
    Seja bem-vinda novamente, Valeska! Seu conhecimento é valioso para todos nós!
    Sou eternamente grata, primeiramente a Deus, por ter colocado vocês no caminho dos meus filhos e da minha família e, em segundo lugar, a vocês, anjos que os guiam todos os dias!!!
    Feliz ano novo, com muito aprendizado, alegria e saúde!
    Beijos a todos!
    Juliana - mãe do Guilherme e da Marina

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    1. Juliana, agradeço às Boas Vindas... e, novamente, tenho a certeza de que nosso trabalho chega aos corações de quem mais almejamos: os Pais... O carinho a um filho/aluno, não se limita aos gestos e cuidados. Em meu caso, acredite, as palavras exercem a mesma função: acariciar os filhos, falando aos pais. Nada mais gratificante ter ouvido ontem trechos de um texto por mim escrito em 2011... Espero poder continuar informando, acrescentado e somando, afinal, esta reunião de conteúdos nos faz "Humanos" e tem um nome: Vida! Um excelente ano de conquistas à Familia Toda, com carinho, Valesca

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