sexta-feira, 8 de maio de 2015

FELIZ DIA DAS MÃES

O Amor sem fronteiras e eterno
Ser Mãe: o Nascer de uma Mulher

No Momento em que o Amor tomou forma Especial, você nasceu!
Nasceu para um Mundo desconhecido, repleto de cor, Alegria e Esperança!
Onde, o Melhor é Acordar e ver ali, tão pequenino e tão cheio de Energia...
Hoje és uma Mulher repleta de Ânsias, mas sem perder a Elegância!
És rainha como Maria, diva quando Anoitece, brilho no olhar, que a qualquer um Emudece quando descreve este tão pequenino e gigante amor!!!

O mês é seu. Mas o que se sabe é que dias, noites, meses, anos e a vida passam a ser seus, quando uma simples palavra mudou todo um cenário: “positivo”. E neste momento, a única certeza é que: “Por ser exato, o amor não cabe em si, por ser encantado, o amor revela-se, por ser amor, invade e fim...” (Djavan). Ah... quantas coisas se passaram quando daquele resultado. Quantas já aconteceram em sua vida, desde aquele dia. Não importa se seu filho está no Berçário ou se você já é avó, o dia do “positivo” lhe trouxe um amor que jamais “caberá em si”.
Relacionamentos, amizades, parcerias, casamentos, juras de fidelidade surgem, permanecem, mas acabam... o amor a um filho, jamais. Também pudera, tudo é dele, para ele e por ele e a todo instante, seu único desejo é repetir, incansavelmente, “Mais que a luz das estrelas, meu universo é você...” (Roupa Nova). Universo que se concretiza, e idealiza em sonhos e loucuras, em situações que quando se é apenas um, jamais se sonha passar.
Mas ainda assim, é doce, alegre, compensador e mágico, quando inesperadamente, você é pega de surpresa, quase cai, com a volúpia e velocidade em que ele vem correndo, lhe surpreende e... instantes depois, você pensa: “O melhor lugar do mundo, é dentro de um abraço...” (Jota Quest).
E quando saem para o primeiro passeio com a escola, a primeira tarde na casa do amigo, o primeiro cinema sem você para segurar a pipoca, a primeira noite na casa de alguém, a primeira viagem pedagógica, a primeira semana com os primos na praia, você ficou em casa sem rumo e direção, sem saber o que fazer, parecia que até aquele programa que você nunca consegue assistir, não estava nada atraente, e ao pensar no que fazer com tanta “ociosidade” você conclui: “Só você pra dar à minha vida direção, o tom, a cor, me fez voltar a ver, a luz, estrela no deserto a me guiar...” (Guilherme Arantes).
Sim, sabe-se que nada é sempre tranquilo, os dias estão longe das teorias da Psicanálise, o que o Pediatra diz, muitas vezes, “não condiz” e as receitas-prontas de amigas e tias de outra geração, nem sempre “funcionam” com você, afinal, é preciso deixar falar a voz do coração de mãe, pois o primeiro olhar de seu (sua) Anjinho (a) logo que nasceu e lhe foi colocado em contato com seu corpo, irá sempre trazer à memória o seu olhar, como lhe dizendo: “Meu bem, quando eu te vi, tudo mudou e eu compreendi que eu te amo, sempre mais...” (Tim Maia).
Não se vive mais a sua vida, não se compra mais nada para si, sem antes dizer: “nossa, ele (a) está precisando de blusa de frio, as do ano passado já não servem mais”, pois as comparações são impensadas, mas seus dias são... assim... assim... como: “Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você...” (Claudinho e Bochecha).
Ah... como a febre podia ser sua, a dor do dente rasgando podia vir para você, o choro do amigo que não convidou para festa, doeu em você, mas é preciso enfrentar a vida, sorrir e chorar faz parte do crescimento e da certeza de que sempre se terá uma Pessoa Especial, para lhe dar o colo na hora certa e dizer, vá, enfrente...  “Ame, sem medo de sofrer, pintou desilusão, não tenha medo não, o tempo poderá lhe dizer...” (Paulinho da Viola).
Mãe é para sempre e o filho é consequência. O vinculo é eterno, mesmo daquelas que com seu jeito mais “pratico” parecem não demonstrar o verdadeiro amor que sentem. E se você é fechada, não se entrega, contêm sentimentos, saiba: isso tudo muda a partir do “positivo”.
Se a vida lhe afasta física ou geograficamente, do outro lado haverá sempre alguém que, também do seu jeito, e não apenas no segundo domingo anual do mês de maio, irá lhe dizer, como olhos lacrimejantes e o coração transbordando: “Eu sei que vou te amar, por toda minha vida eu vou te amar, em cada despedida eu vou te amar, e cada verso meu será pra te dizer, que eu sei que vou te amar...” (Tom Jobim).
Para mães de todos os universos, mundos, de todas as idades e vicissitudes, parabéns por este Dia tão Especial, e nós, filhos, só temos a agradecer, desde o “positivo”, pois você nos deu a vida, nos deu a sua vida, nos deu para a vida. Queríamos te dar o Sol, para você jamais deixar de brilhar. Queríamos te dar um Baú cheio de tesouros, para você não ter mais que trabalhar. Queríamos te dar tapetes mágicos para voarmos juntos a qualquer lugar. Mas... como não podemos (apenas brincamos de imaginar), te damos a cada gesto, a certeza de que mãe será sempre traduzida pelas palavras do Rei: “Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer, como é grande o meu amor por você, nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito, não é maior que meu amor nem mais bonito, me desespero a procurar alguma forma de lhe falar como é grande o meu amor por você, nunca se esqueça, nenhum segundo, que eu tenho amor maior do mundo”! (Roberto Carlos).

Valesca Souza
Psicóloga Clinica – Especialista em Neuropsicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário