quinta-feira, 20 de maio de 2010

AULA DE JUDÔ


Ontem foi a 1ª aula de Judô do Enzo! Nem bem chegou e já foi tirando o tênis e se aprontando para a aula. O tio Walter, com todo o seu jeitinho brincalhão, explicou para o pequeno um pouco sobre o Judô que ouviu junto com seus amigos. Animado para o começo da aula, fez todos os exercícios propostos pelo professor, sobre o olhar da tia Fá, que o acompanhou!

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do Judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar. A faixa etária pré-escolar, que pode chegar até os 7 anos, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judô consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social. O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judô prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judô, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

Resumindo, para as crianças a prática do Judô contribue para:
Controle muscular;
Aperfeiçoamento do reflexo;
Desenvolvimento do raciocínio;
Equilíbrio mental;
Reforço do caráter e da moral;
Fortalecimento da auto-confiança;
Respeito aos companheiros.

Devemos estimular as crianças a participarem das aulas extracurriculares, pois adquirem conhecimento e participam de uma atividade física.
Equipe Nosso Cantinho

3 comentários:

  1. Glau (Mãe do Enzo-Maternal)20 de maio de 2010 às 09:17

    Nossa adorei ver o meu pequeno na aula teste e pelo jeito ele tb e se divertiu muito,gastou muita energia ontem pois chegou em casa dormindo e qdo acordou estava bem disposto e feliz! Obrigada e já pode providenciar o uniforme e incluí-lo na turma pois eu e ele aprovamos. Um beijo Glau (Mãe do Enzo-Maternal).

    ResponderExcluir
  2. Glau,

    Ontem quando o Gabriel chegou foi o seu primeiro comentário: "Mãe hoje o Enzo começou no Judô".
    Muito animado com o Amigão no Judô.
    Também adorei ver meu pequeno se exercitando, com a dedicação do tio Walter.
    Parabéns.
    Bjs Vivi (Mãe do Gabriel - Jardim I)

    ResponderExcluir
  3. Glau (Mãe do Enzo-Maternal)21 de maio de 2010 às 18:43

    Oi Vivi, que ótimo, as meninas me mandaram fotos da aula e achei o máximo a alegria deles e assim é mais uma oportunidade dos 02 pequenos estarem juntos novamente nesse momento tão prazeroso pra eles.Um gde beijo pra vcs e espero vê-los na Festa Junina e apresentar a Emanuelle.

    Parabéns tio Walter, um abraço!

    ResponderExcluir