quarta-feira, 19 de maio de 2010

HORTICULTURA


Como em todo o trimestre, esta semana iniciamos nossa horticultura com a salinha do Mini Maternal, plantando sementes de abóbora.

Os pequenos se divertiram muito com a possibilidade de estarem em contato com a terra. A cada buraquinho aberto para o plantio das sementinhas, uma nova descoberta, como a minhoquinha que apareceu e deixou todos curiosos por onde caminhava. Ainda teremos o Maternal com sementes de pepino, o Jardim I com sementes de cenoura e o Jardim II com sementes de Beterraba.

Na parte pedagógico, para as crianças, estar na horta é algo mágico: pois através dela nos tornamos conscientes de que fazemos parte da teia da vida, onde podemos observar o ciclo de vida de um organismo – nascimento, crescimento, maturação, decadência e morte. Além disso, a horta também oferece um ambiente de aprendizagem riquíssimo, em formas e texturas, em cores e odores – elementos fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Ensinar na horta escolar é ajudar as crianças a aprenderem no mundo real. Traz benefícios para o desenvolvimento de cada aluno e é uma das melhores formas de torná-los mais sensíveis à dinâmica da vida, conscientes ambientalmente, e portanto mais preparados pela construção de uma comunidade sustentável.

Equipe Nosso Cantinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário